Por que a potência do caminhão é medida em cavalos?

Por que a potência do caminhão é medida em cavalos?

Já pensou na força de 400 cavalos ao puxar uma carga? Com certeza, bastante. É aproximadamente esta a força do motor do seu bruto. Mas por que esse termo se popularizou quando se fala em potência de motores? É o que vamos descobrir agora!

Para isso, vamos fazer uma viagem no tempo há mais de 260 anos, até a Revolução Industrial,  quando o engenheiro e inventor escocês, James Watt, criou o motor a vapor, o mais eficiente já visto pelo homem até então. Para vender a novidade aos seus clientes, ele precisava de um discurso atrativo e, principalmente, de uma comparação de fácil identificação. Foi então que ele escolheu a força dominante na época para alcançar seu objetivo: os cavalos. 

Até os dias atuais utilizamos a unidade de potência criada por Watt há tantos anos, sendo a força de 1 cavalo equivalente a 33.000 libras-pé por minuto. Logo, cada cavalo-vapor representa a quantidade de trabalho que um motor é capaz de realizar durante um intervalo definido de tempo, sendo um veículo com 400 horsepower (HP) capaz de realizar 400 vezes o trabalho que um cavalo poderia realizar em um minuto. Uma potência e tanto!

A diferença entre Horsepower e Cavalos de Potência

Apesar de parecidas, as duas unidades de potência são diferentes, sendo que um HP é equivalente a 745,7 watts, e o CV equivale a 735,5 watts. Ou seja, se um caminhão tem 500 HP de potência, ele terá 506,9 CV de potência.​

E você, conduz a força de quantos cavalos pelos caminhos Brasil afora? Para estar sempre por dentro dos nossos conteúdos e novidades, siga NEXPRO no Instagram e no Facebook.

NEXPRO

© IVECO GROUP Company - NEXPRO by IVECO. Todos os Direitos Reservados