Quando foi a última vez que você fez a manutenção desses 4 itens? 

Quando foi a última vez que você fez a manutenção desses 4 itens? 

Quando falamos na manutenção de um veículo, logo pensamos nos itens essenciais, como motor, câmbio ou pneus. Mas, não são só eles que precisam de atenção, cada componente do seu bruto precisa estar atualizado para que suas viagens sejam seguras e tranquilas. Por isso, listamos quatro itens que passam muitas vezes despercebidos no dia a dia, mas requerem manutenção constante. 

  1. Palheta do para-brisa

Você só nota que ela não está funcionando bem quando realmente precisa dela, em meio a uma forte chuva, quando a visão da pista já está prejudicada. A palheta que limpa o para-brisa deve ser trocada idealmente uma vez ao ano, podendo variar a depender do uso e qualidade do acessório. Falhas na limpeza, riscos no vidro e ruído ao usá-las são claros sinais de que já está na hora de trocar suas palhetas. 

  1. Sistema de freios

Este item não pode esperar falhar para realizar a manutenção, pois pode ser fatal. O sistema de freios é imprescindível para uma condução segura e qualquer falha ou desgaste pode prejudicar o funcionamento da frenagem. O ideal, é realizar a manutenção do sistema de freios a cada 10 mil quilômetros rodados, ou antes, caso apresente ruídos ou outros sinais de desgaste. Alguns dos itens que compõe esse sistema são pastilhas, discos e fluídos de freio.

  1. Filtro de ar

Quando seu filtro de ar está sujo, diminui a quantidade de ar que entra no seu motor, aumenta seu consumo de combustível, seu caminhão perde potência, a temperatura do motor sobe e esse conjunto pode acarretar problemas ainda mais graves. Para evitar todas essas possíveis dores de cabeça, caminhões que rodam em rodovias devem trocar o filtro de ar a cada 20 mil quilômetros rodados. Já os caminhões que rodam em estradas de terra, o ideal é que a troca seja feita a cada 5 mil quilômetros rodados, pois a quantidade de partículas de poeira paradas no filtro é muito maior.

  1. Fluídos lubrificantes

Estes itens você não vê, mas eles estão espalhados por várias partes do seu bruto e, quando trocados no momento e quantidade corretas, prolongam a vida útil das peças e componentes do caminhão. Estipula-se uma média de prazo entre 5 mil e 10 mil quilômetros rodados para então realizar a troca de óleos. 

Reforçamos a importância de sempre verificar as orientações no manual do seu veículo, para a realização de uma manutenção adequada e assertiva em todos os componentes do seu caminhão. 

BÔNUS: Documento

Pode parecer batido, mas esquecer os prazos de atualização do documento do veículo é mais comum do que se imagina. Então, para não se prejudicar e estar sempre em dia com a documentação, verifique a data de vencimento, anote em um calendário ou agenda e esteja sempre dentro da lei. Afinal, sem este item imprescindível, seu bruto não pode rodar. 

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